São Cristóvão é um bairro histórico do Rio de Janeiro. Situado na zona norte, esse lugar representa uma grande parcela dos acontecimentos marcantes para o desenvolvimento da nossa cidade.
Os moradores de São Cristóvão decidiram resgatar essa história e tomaram uma iniciativa muito interessante. Eles criaram um projeto colaborativo que visa aumentar a interação social através de uma feira cultural.
O idealizador do evento conhecido como Almeida, é conselheiro tutelar regional e incentiva os moradores a participarem desse encontro. Vários banners estão espalhados pela calçada trazendo poesias, trechos de leis de contra violência doméstica, imagens que nos ajudam a refletir sobre o respeito e que todos podemos ter perspectivas diferentes ao observa-las.
Esse evento traz ainda exposições de fotos do bairro antigo, quando a praia do Caju chegava até a Igreja de São Cristóvão, árvores centenárias e paisagens que foram modificadas ao longo do tempo pelo crescimento urbano.
A troca de livros é livre! Os moradores trazem seus livros para compartilha-los com outros leitores e a exposição de livros fica disponível a semana inteira na esquina onde a feira acontece, entre as ruas Cadete Ulisses Veiga e Fonseca Teles.
É uma mistura muito interessante, além das exposições, clube de livros e cartazes, o espaço cultural conta também com um café da manhã reforçado, doações de roupas, venda de suplementos alimentares com a presença de uma coaching nutricional.
Uma iniciativa integrada que fomenta o comércio local, remete a conscientização e o incentivo à cultura através da leitura, da música e da troca de experiências entre os antigos e novos moradores desse bairro tão querido
Jonathan Olivera